quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desdém à cultura

Acreditarmos que os computadores poderão um dia substituir os livros é uma ideia que parece inaceitável e terrível para muitos. É retomar a essência de obras como “O Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, em que a sociedade seria dominada pela própria tecnologia.

Discutir sobre tecnologia e sociedade é sempre temeroso, devido ao pressuposto de substituição que vem agregado ao imaginário popular. O medo de todos é trazido pela brutal e constante corrida tecnológica dos séculos XX e XI, em que a sobreposição de aparatos com cada vez mais facilidades para seus usuários traz a dúvida: Um dia a tecnologia nos comandará?

A mesma tecnologia que compra muitos pelas facilidades e representação de status na sociedade causa aversão a outros. Mas o importante nessa discussão é o jogo desdenhoso que se faz com a cultura. Não podemos aceitar a tecnologia caso seu advento venha desprezar o papel da cultura na sociedade. Afinal, ela é essencial na formação do ser humano para entendimento histórico, sociológico e filosófico sobre o que foi e sobre o que é a sociedade em que vivemos. É o retrato mais realista visto por olhos comuns.

Portanto, aceitar ou não esse abuso sobre nossa cultura é que definirá quem será o suserano nesta situação. Basta olhar para trás, e analisar a história mundial, que sem grandes tecnologias era abastada culturalmente e feliz.
Texto escrito em: 12/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário