terça-feira, 22 de junho de 2010

Informar e iludir

As imagens construídas em torno de nós ao longo dos anos, sempre foram alvo de análise. Nos mais diversos campos, elas frequentemente estiveram atreladas a significados, interesses e porque não manipulações. Mas dentre todas, a que merece destaque por estar em constante evidência é a imagem criada sobre os fatos.

Antes de adentrarmos na tese, é preciso compreender que o sistema mundial atual é o maior causador dessa construção simbólica. O capitalismo, os meios de comunicação de massa e o consumo desenfreado, são fatores que conspiram a favor da criação de imagens, para delas se valerem em benefício próprio. A propaganda funciona como mão habilidosa nessa tarefa de persuadir, ganhar a confiança e finalmente manipular.

E isso se funde com nosso tema quando todos esses fatores convergem na manipulação do que é visto. Seja num noticiário, num jornal, no rádio ou mesmo na internet, em que não se pode acreditar em todas as informações trazidas. Há a alteração de dados, fatos e a colocação de um foco no texto, que possa sutilmente convencer o leitor, a estar em posição favorável ao meio que o divulgou. Essa construção é responsável pela formação da opinião pública.

Esse poder, habilmente empregado cria a ilusão de que informação corresponde a conhecimento, atendendo a ideologia imediatista presente nas relações atuais. Esse falso conhecimento, somado à manipulação, isola os fatos e sufoca a faculdade do maturar.

Texto escrito em: 16/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário