terça-feira, 22 de junho de 2010

Sabedoria a cargo da união

Definir geração não implica somente em seu significado literal, de grupo social que vivenciou certo momento histórico, mas também em valores, costumes e crenças que foram absorvidas naquele período e tornaram-se á ética e moral daquelas pessoas. Discutir, portanto, o conflito entre gerações é muito mais complexo e profundo do que possamos imaginar. A discrepância de ideais se chocam e causam terríveis resultados quase sempre. Mas a dúvida que nos cabe é: serão possíveis outras formas de relacionamento entre gerações sem o choque, antes de qualquer coisa, cultural?

Segundo CARVALHO, (2007, P.52) “... ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir...”. O conflito entre as gerações, em grande parte, ocorre devido à descrença da jovem geração numa útil herança histórico-cultural da geração anterior, e na não aposta desta na geração futura. Essa falta de confiança mútua gera o embate e a sofrível situação de antipatia década após década.

O que nos custa entender, porém, é que essa conjugação de experiências e sabedorias poderia ser extremamente benéfica para nossa sociedade. Ao aliar a experiência de vida das gerações mais antigas com a atualidade e vigor das gerações mais novas poderíamos obter grandes resultados antropologicamente falando. O mundo atual é cheio de possibilidades que podem conferir essa conexão. A tecnologia, a política, a cultura, todas essas áreas oferecem tópicos que podem ser aliados às mais distintas gerações. O conflito deixará de existir quando por meio dele nós obtivermos a união entre idades. Quando nos privarmos de certos orgulhos e optarmos pelo bem-social, só então a conflito dará lugar à harmonia entre o novo e o experiente.

Texto escrito em: 23/04/2010

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, particularmente eu o recomendaria a uma porção de pessoas que não olham dessa forma as coisas. Mas acredito que toda essa distância de gerações se acentuam ou nao dependendo da época. Há algum tempo atrás os valores se sustentavam a décadas e os filhos acreditavam no que os pais acreditavam.. Porém hoje vivemos em uma época cujo os valores mudam muito rápido, sem dúvida mudanças assim agravam o choque de gerações. Contudo não há duvidas de que poderiamos aprender muito uns com os outros... Não só com gerações diferentes, mas também com pessoas diferentes na nossa própria geração...

    ResponderExcluir